Carregando agora

VAR pode ganhar regras especiais na Copa do Mundo de 2026

A Fifa e o IFAB discutem mudanças pontuais no uso do VAR para a Copa do Mundo de 2026. Entre as propostas está a revisão de escanteios marcados de forma incorreta, uma medida que poderá valer apenas durante o Mundial como exceção às regras atuais.

A Copa do Mundo de 2026 pode marcar uma nova etapa no uso da tecnologia no futebol. Em uma reunião realizada com o International Football Association Board (IFAB), órgão responsável por definir e atualizar as regras do jogo, a Fifa levantou a possibilidade de ampliar a atuação do árbitro de vídeo para revisar escanteios marcados incorretamente durante o torneio.

Atualmente, decisões sobre cobranças de escanteio não são passíveis de revisão pelo VAR, mas a entidade avalia que erros claros nesse tipo de lance podem influenciar diretamente o andamento das partidas. A proposta, no entanto, não foi recebida de forma unânime pelo painel técnico do IFAB. Segundo informações do jornal inglês The Telegraph, as reações foram mistas entre os integrantes do grupo responsável por debater alterações nas regras do futebol.

Mesmo sem consenso, existe a possibilidade de a mudança ser aplicada exclusivamente na Copa de 2026. Isso porque o IFAB pode conceder autorizações específicas para competições de curta duração, sem que a regra precise, necessariamente, entrar em vigor em campeonatos regulares ao redor do mundo.

A Fifa tem reforçado o objetivo de reduzir ao máximo os erros claros durante o Mundial. Em outubro, outra hipótese chegou a ser debatida: permitir a intervenção do VAR em lances de expulsão decorrentes de um segundo cartão amarelo, algo que hoje não é permitido. No entanto, essa sugestão encontra ainda mais resistência, por ser considerada subjetiva e depender demasiadamente de interpretação.

Além dessas propostas, ideias mais radicais apareceram nas discussões, mas já foram descartadas. Uma delas previa que, caso o goleiro defendesse um pênalti, a bola seria considerada “morta”, sem chance de rebote. A proposta, porém, não avançou e deixou de ser considerada pelas entidades.

Todos os possíveis ajustes no uso do VAR serão analisados formalmente no dia 20 de janeiro de 2026, durante a reunião de negócios do IFAB. A partir dessa data, será definida a pauta oficial que seguirá para votação na reunião anual do órgão, marcada para 28 de fevereiro.

Com a promessa de um Mundial ainda mais tecnológico e rigoroso nas decisões, a Copa de 2026 pode se transformar em um verdadeiro laboratório do futebol do futuro. Mas até onde vale a pena mudar a tradição do jogo em nome da justiça nas decisões? Essa é uma discussão que promete dividir opiniões dentro e fora de campo.

Publicar comentário

VOCÊ PODE TER PERDIDO