Carregando agora

Sunset Va’a Festival estreia em Santos com 250 atletas e brilho do campeão mundial júnior Gabriel Miranda

A primeira edição do Sunset Va’a Festival movimentou a Praia da Aparecida, em Santos, no último sábado (11), reunindo 250 atletas de vários estados. O destaque ficou para o santista Gabriel Miranda, atual campeão mundial júnior de Va’a, que participou da competição como preparação para o Pan-Americano de novembro, na Ilha de Páscoa, no Chile.

O cenário ensolarado da Praia da Aparecida foi palco de um espetáculo de força, técnica e superação durante o 1º Sunset Va’a Festival. A estreia do evento reuniu remadores de diferentes partes do país em cinco largadas, que incluíram categorias como o SUP Race e a faixa etária de 60 anos, no masculino e feminino.

Entre os participantes, o nome mais aguardado era o do jovem santista Gabriel Miranda, conhecido como Mirandinha. Aos 18 anos, o atleta acumula conquistas impressionantes: sete títulos brasileiros, vice-campeonato pan-americano e o terceiro lugar no Mundial realizado no Havaí, em 2023. Atual campeão mundial júnior, ele foi a grande atração do festival e usou a competição como treino para o Pan-Americano de novembro.

Miranda competiu ao lado da equipe que representará o Brasil na Ilha de Páscoa, composta também pelos santistas Pietro Ferro Karasiak Santana e Miguel Santana Batista de Souza, além de três remadores do Rio de Janeiro. “Foi a primeira vez que corremos com a equipe completa. Fomos nos ajustando durante a prova, e no final estávamos bem mais entrosados”, contou o atleta.

Apesar da vaga já garantida, o jovem campeão tem se mobilizado para ajudar os companheiros de equipe a arrecadar recursos para a viagem. “Estamos vendo hospedagem e passagens. É uma viagem cara, mas vai dar tudo certo”, afirmou o remador, que começou no esporte ainda criança e passou a se dedicar intensamente à canoa em 2020.

Com o Pan de novembro no horizonte, Gabriel já pensa no futuro: o foco para 2026 será o Mundial de Sprint, programado para acontecer em Singapura.

Com espírito de união e superação, o Sunset Va’a Festival marcou sua estreia celebrando o talento e a determinação dos atletas brasileiros. E, em meio às remadas que cortaram o mar santista, o brilho de Gabriel Miranda reforçou que o futuro do Va’a nacional segue firme, impulsionado pela paixão e pela força das novas gerações.

Publicar comentário

VOCÊ PODE TER PERDIDO