Carregando agora

Flamengo anuncia Demétrius Ferracciú para comandar equipe de basquete após temporada decepcionante

Campeão do NBB como treinador e dono de uma trajetória vitoriosa nas quadras, técnico assume o Rubro-Negro com a missão de recolocar o clube entre os protagonistas da modalidade.

O Flamengo oficializou nesta segunda-feira a contratação de Demétrius Ferracciú como novo treinador da equipe de basquete. A chegada do comandante acontece após uma temporada abaixo das expectativas para o clube, que foi eliminado nas quartas de final do NBB pelo Brasília.

A queda marcou apenas a segunda vez em 16 edições do torneio nacional que o Rubro-Negro não conseguiu alcançar ao menos as semifinais. Dono de sete títulos, o Flamengo segue como o maior vencedor da história da competição, mas busca recuperar o protagonismo perdido na última temporada.

Demétrius chega à Gávea após passagem pelo Paulistano, equipe que comandou na edição mais recente do NBB. O treinador acumula vasta experiência tanto dentro quanto fora das quadras e chega respaldado por um currículo repleto de conquistas.

Antes de iniciar a carreira como técnico, construiu uma trajetória de destaque como jogador. Foram seis títulos brasileiros, dois Campeonatos Paulistas, dois Campeonatos Cariocas, três conquistas continentais e um vice-campeonato mundial de clubes.

Pela Seleção Brasileira, defendeu o país durante uma década e participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, além de disputar duas edições do Campeonato Mundial. Também conquistou dois títulos dos Jogos Pan-Americanos e uma medalha de bronze na competição continental.

Na função de treinador, Demétrius também coleciona resultados expressivos. Conquistou o Campeonato Paulista com Limeira e Paulistano e alcançou seu maior feito na temporada 2016/17, quando levou o Bauru ao título do NBB.

Além do trabalho em clubes, o novo técnico rubro-negro também acumula experiência na Seleção Brasileira. Integrante da comissão técnica nacional, participou das Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, esteve presente no Mundial realizado na Espanha e recentemente conquistou a Copa América de 2025 como auxiliar técnico.

Em sua primeira manifestação após o anúncio, Demétrius destacou a importância de assumir o comando de uma das instituições mais tradicionais do esporte brasileiro.

— É uma honra muito grande chegar ao Flamengo, uma instituição que possui uma história vencedora e uma torcida apaixonada. Chego com muita motivação e sei da responsabilidade que representa fazer parte deste projeto. Ao lado da minha comissão técnica e dos nossos jogadores, vamos trabalhar diariamente para alcançar os objetivos da equipe em todas as competições.

O treinador também ressaltou a cultura de cobrança e competitividade que cerca o clube carioca, afirmando que pretende montar uma equipe capaz de disputar títulos em todas as frentes.

— Sei dos desafios que acompanham um clube da grandeza do Flamengo. A expectativa é sempre alta e isso faz parte da cultura vencedora que existe em mim. Quero ajudar a construir uma equipe vencedora, que represente os valores do Flamengo, jogue com intensidade, dedicação e esteja sempre preparada para lutar dentro de quadra em busca dos títulos.

Demétrius ainda fez questão de destacar a importância da torcida rubro-negra no processo de reconstrução da equipe.

— Estou muito feliz em poder me aproximar da torcida rubro-negra. O apoio do torcedor é um dos grandes diferenciais do Flamengo e quero que eles também voltem a se identificar com a nossa equipe dentro da quadra, nos incentivando o tempo inteiro.

A contratação marca o início de uma nova fase para o basquete do Flamengo, que busca recuperar o caminho das conquistas após uma temporada marcada pela eliminação precoce no principal torneio nacional. A expectativa é que o novo treinador participe ativamente da reformulação do elenco para a próxima temporada.

Publicar comentário